MDA leva políticas para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Estado recebe na próxima semana 18 retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do CrescimentoO Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) deve anunciar na próxima terça, dia 27, em Rondônia, duas ações para o desenvolvimento da agricultura familiar: a entrega de 18 máquinas retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e o lançamento regional da Rede Brasil Rural, plataforma virtual inovadora criada pelo MDA para organizar a cadeia produtiva dos empreendimentos da agricultura familiar.

O ministro Pepe Vargas irá comandar o evento, que será às 9h, no Centro de Treinamento da Emater de Outro Preto do Oeste, a 350 km da capital, Porto Velho.

As máquinas do PAC 2 destinam-se à construção e recuperação de estradas vicinais em municípios de até 50 mil habitantes, facilitando o escoamento da produção dos agricultores familiares e também a circulação dos moradores e o acesso a serviços nas regiões beneficiadas. Até o momento, já foram entregues 262 máquinas, que vão beneficiar 274 municípios.

De acordo com o secretário de Agricultura de Alto Paraíso, Antônio Francisco, as retroescavadeiras vão beneficiar as mais de quatro mil famílias de agricultores familiares do município de 17 mil habitantes.

– O escoamento da nossa produção de leite é feito pelas estradas vicinais, o que às vezes fica complicado porque o caminhão não consegue entrar na propriedade para buscar o produto, ora porque não tem estrada, ora porque a estrada está sem condição de trânsito -afirma.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural é uma ferramenta virtual que aproxima as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores públicos e privados. Segundo o MDA, a plataforma abre para as cooperativas de agricultores a possibilidade de comprar insumos, materiais e itens para beneficiamento, e vender produtos a um único clique.