Ministro argentino acredita em acordo com Brasil sobre suínos

Reunião entre autoridades dos dois países iniciará discussões sobre acordo para cota mensal de exportação, nesta sextaO ministro da Agricultura da Argentina, Norberto Yauha, afirma que é possível chegar a um acordo com o Brasil na próxima sexta, dia 30, sobre o estabelecimento de uma cota mensal para as importações de carne suína brasileira.

– Temos uma equipe de técnicos trabalhando para chegar na sexta com o acordo encaminhado. Há muitas possibilidades de entendimento para ir limpando a mesa – diz.

Ele desmentiu boatos de que o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, estaria impedindo a retirada dos entraves aos produtos brasileiros.

– Isso não é certo. Vamos resolver com o Brasil porque há vários produtos na mesa de negociação. O Brasil tem interesse em importar nossos camarões e pescados e nós precisamos comprar suínos. Aos poucos vamos negociando – detalha.

Na sexta, o diretor de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa do Espírito Santo, vai se reunir com o subsecretário de Coordenação Política do Ministério da Agricultura da Argentina, Gustavo Alvarez, para iniciar as discussões do acordo que pretende fixar uma cota mensal entre três mil e 3,5 mil toneladas de suínos. A negociação foi iniciada há duas semanas, durante visita do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, a Yahuar.