Código Florestal deve ser votado nos dias 24 e 25 de abril, diz presidente da Câmara

Marco Maia confirmou informação após reunião de líderes, na tarde desta terçaO texto do novo Código Florestal deve ser votado na Câmara dos Deputados nos próximos dias 24 e 25 de abril. A informação foi confirmada na tarde desta terça, dia 10, pelo presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). As datas foram definidas durante reunião de líderes. O parecer do relator da matéria, Paulo Piau (PMDB-MG) deve ser apresentado na próxima terça, dia 17.

– Votamos o Código Florestal resgatando o compromisso que havia do presidente Marco Maia. Há um entendimento que na semana que vem já é preciso ter o relatório do deputado Paulo Piau e, portanto, nós teremos tempo suficiente para discutir a matéria e encerrar essa longa novela no mês de abril – afirma o líder do DEM na Câmara, ACM Neto.

Maia acredita que ainda há espaço para negociação. 

– Nós temos espaço para negociar até o último momento. O momento da votação. Não havendo acordo, o Plenário é soberano para decidir o que é melhor para o país e o que é melhor para o Código Florestal – aponta.

A indefinição sobre a apreciação do relatório na Câmara esbarra nas modificações do texto final. A bancada ruralista e deputados da oposição pressionam para que a matéria seja votada antes da Rio+20, mas não faltam críticas ao texto aprovado no Senado em dezembro de 2011.

O governo defende que seja mantida versão dos senadores, que prevê recuperação de mata ciliar até mesmo pelos pequenos produtores rurais. Já a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil é a favor do texto aprovado na Câmara, em maio do ano passado, que consolida as áreas de plantio.

>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal

>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado