Produtores de arroz de São Paulo estão otimistas com safra 2012

Clima beneficiou lavouras, produtividade está maior e preços se estabilizaramOs produtores de arroz do Vale do Paraíba, em São Paulo, estão otimistas com a safra de 2012. Ao invés dos problemas registrados em 2011, neste ano o clima beneficiou as lavouras, propiciando uma produtividade maior, e os preços se estabilizaram. No Estado, os produtores estão recebendo entre R$ 30 e R$ 32 pela saca de 60 quilos, 11% mais que no ano passado.

O produtor rural Rodolfo Kodel cultiva 120 hectares no município de Guaratinguetá, interior de São Paulo, e diz estar satisfeito com a produção.

— Está melhor do que no ano passado porque pelo menos não teve queda de preço, se manteve desde o início da colheita até agora. Isso já é um sinal que lá na frente alguma coisa vai melhorar — afirma o produtor.

Em 2012 os produtores do Vale do Paraíba estão colhendo cerca de 6,5 mil quilos por hectare. Conforme o presidente da Associação dos Produtores da região, Fábio Vasconcelos, grande parte dos quase 200 agricultores da região estão com boa produtividade. Ele afirma que a boa localização dos municípios favorece na hora de receber pela safra.

— Nós estamos bem no centro do maior eixo consumidor, entre Rio de Janeiro e São Paulo. Esse é o grande fator que nos torna competitivos no mercado — Fábio Vasconcelos.

>>> RuralBR: confira as cotações atualizadas do arroz