Equipamentos específicos para diferentes cultivares são destaque na Tecnoshow Comigo, em Goiás

Máquinas desenvolvidas com alta tecnologia são expostas no evento, que segue até esta sextaInovações no campo da tecnologia são destaque na Tecnoshow Comigo, que segue até esta sexta, dia 13, em Rio Verde (GO). Uma máquina específica para a cultura do algodão adensado, por exemplo, promete aumentar a produtividade, com economia de tempo. O equipamento tem seis metros de largura e capacidade para colher até 25 hectares por dia. O gerente comercial José Assis ressalta ainda que a máquina não exige montagem de peças.

Já para quem planta cana-de-açúcar, a atração é um pulverizador. De acordo com o diretor comercial Denny Peres, o aparelho foi melhorado nos últimos anos. Conta com farol mais potente, barras que vão de 21  a 35 metros e rodas sincronizadas, que podem diminuir o impacto na lavoura e no solo.

No segmento de sementes, um equipamento foi desenvolvido para acelerar as pesquisas. Parte do grão é retirada e, por meio da máquina, é submetido a uma análise genética minuciosa. O agricultor José Oscar afirma que é necessário estar atento às novidades que podem auxiliar no processo de produção. Ele diz ter plantado na última safra uma semente de soja geneticamente melhorada, em caráter experimental. E relata ter produzido 80 sacos por hectares. Foram cinco a mais do que com a oleaginosa convencional.