Estamos surpresos com declarações da Monsanto, diz advogado de sindicatos rurais

Neri Perin, autor da ação contra o sistema de cobrança de royalties da soja RR, afirma que não há comunicado oficial sobre suspensão de sentençaO comunicado emitido pela Monsanto nesta quinta, dia 12, afirmando ter embargado a decisão liminar da 15ª Vara Cível da Comarca de Porto Alegre (RS) sobre o sistema de cobrança de royalties na comercialização da soja com a tecnologia Roundup Ready® (RR) no Rio Grande do Sul foi recebido com surpresa pelos autores da ação. De acordo com o advogado que representa os sindicatos rurais gaúchos, Neri Perin, não há comunicação oficial da Justiça sobre a suspensão da medida.

– Verificamos a veracidade da informação divulgada e havia nada além de um documento protocolado, que supomos que seja o embargo. Essa nota foi passada para que continuassem a cobrança, como se a expectativa de suspensão tivesse sido efetivada, o que, de fato, não aconteceu – afirma.

Segundo Perin, a notícia, confirmada pelo diretor de Gerenciamento de Produtos da companhia, Márcio Santos, em entrevista ao Canal Rural, na quinta, provocou transtornos ao mercado.

– Houve confusão na comercialização de sementes nesta sexta, porque a empresa queria cobrar e os agricultores não queriam pagar – diz.

Confira entrevista de Perin ao Mercado & Cia: