Coopercentral Aurora será a primeira empresa do Brasil a embarcar carne suína para o Chile

Cooperativa enviará 50 toneladas para Santiago nos primeiros dias de fevereiroA Coopercentral Aurora anunciou nesta quinta, dia 29, que, em uma operação de início mais simbólica do que econômica, será a primeira indústria brasileira de carne suína a exportar para o Chile. A cooperativa embarcará 50 toneladas do produto para Santiago nos primeiros dias de fevereiro.

O negócio renderá US$ 90 mil ? cerca de US$ 1,8 mil a tonelada ?, porém, “mais importante que o negócio em si é o reconhecimento pelo Chile da excepcional condição sanitária de Santa Catarina”, único Estado que detém o título de área livre de aftosa sem vacinação, observou o presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster.

De acordo com ele, a compra de carne catarinense pelo Chile gera um efeito positivo no mercado mundial de carnes, facilitando o credenciamento do Brasil junto a outros centros de consumo, como o Japão e a União Europeia.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), a retomada das compras do Chile neste momento tem outra razão. Pedro de Camargo Neto ressaltou que o preço da carne suína brasileira ficou mais vantajoso em função do aumento do valor do produto naquele país.

A carne suína que será embarcada para o Chile é originária da unidade frigorífica que a Aurora mantém no município de Joaçaba, no oeste catarinense, credenciada pelos chilenos em 2008. O produto será transportado em contêineres por via rodoviária para Santiago.

O diretor comercial Leomar Somensi está otimista com as possibilidades de fechar novos contratos com o Chile. Ele destaca que lá o consumo per capita de carne suína chegou a 20,2 quilos por habitante a cada ano, ultrapassando a carne bovina, que é de 19,9 quilos por habitante. O país andino produz 527 mil toneladas de carne suína.

Além da planta da Coopercentral Aurora em Joaçaba, a unidade de Itapiranga do frigorífico Mabella, controlada pelo Marfrig, também está autorizada a exportar carne suína para o Chile e já teria fechado negócios com o país, mas ainda não confirmou a data de embarque.