Produção de alimentos domina reunião do Conselho Agropecuário do Sul, na Bolívia

Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho e presidente da Bolívia participaram da abertura do encontroNo primeiro dia da 22ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), nesta segunda, dia 16, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o presidente da Federação das Empresas da Bolívia, Carlos Dabdub, enfatizou a necessidade de se produzir mais para distribuir melhor. Segundo ele, a segurança alimentar é uma importante agenda que deve unir setores público e privado. Dabdub destacou a necessidade de se promover e fortalecer o setor agropecuário do Cone Sul.

A ministra de Desenvolvimento Rural e Terras do país, Nemesia Achacollo, anfitriã do encontro, deu boas-vindas aos participantes, saudando em especial a presença do atual presidente do órgão e de toda a delegação brasileira. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, citou avanços conquistados Brasil, graças à direção clara do governo em combater a pobreza com geração de renda.

Mendes Ribeiro destacou a necessidade do CAS de trabalhar as fragilidades em comum do continente, começando pelo combate à febre aftosa. Para Mendes, as ações devem ser feitas em bloco e não apenas isoladamente. Com relação à produção de alimentos, o ministro disse que o grande desafio que reúne os países que compõem o CAS é como produzir alimentos com mais qualidade.

O evento contou com a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, que abriu os trabalhos da 22ª reunião do Conselho. Em seu discurso, Morales disse que segurança alimentar significa soberania.  O presidente boliviano lembrou das crises pelas quais passou a Bolívia, como a falta de arroz e de açúcar, e destacou a presença do Estado como regulador da produção de alimentos.

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), fundado em 2003, é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O Conselho tem como objetivo promover a articulação do sistema agropecuário desses países, debater e desenvolver ações e políticas públicas para o setor.