– Uma seca de longo prazo até o Natal, ou até além disso, agora parece mais provável e estamos trabalhando com empresas, agricultores e companhias de água para planejar e vencer os desafios -, disse Trevor Bishop, diretor de recursos hídricos da agência.
As chuvas de primavera e verão vão ajudar as lavouras, mas os especialistas agora esperam por um inverno bastante chuvoso em 2012/2013 para restaurar os rios e mananciais. Abril é visto como o período de preparo para as safras, com maio e junho sendo o intervalo mais decisivo para a produtividade.
Os agricultores são muito prejudicados em tempos de seca e a Agência Ambiental disse que está trabalhando para ajudar com reservatórios para assegurar melhor oferta para o verão. Também foi implantando um processo para que agricultores consigam retirar mais água quando os níveis dos rios estão altos.
– Da perspectiva das safras de cereais e oleaginosas, não há preocupação no momento. A grande maioria das lavouras de cereais e oleaginosas não são irrigadas, então a disponibilidade de água não é tão importante. Para os agricultores alterarem seu cultivo, teríamos que passar por uma situação severa – afirmou Jack Watts, analista de mercado do Conselho de Desenvolvimento da Agricultura e Horticultura.