Com intervenção do governo, produtor argentino evita plantar trigo

Preços baixos do grão tornaram cultivo inviável, de acordo com agricultoresApesar das excelentes condições de plantio, muitos produtores argentinos parecem não estar dispostos a cultivar trigo durante a temporada de inverno. Segundo eles, a intervenção do governo no mercado derrubou os preços do grão, de modo que se tornou inviável semeá-lo.

– Há muitos agricultores que ainda estão segurando o trigo da última safra. Eles não têm como vendê-lo e terão que doá-lo – afirmou Walter Kroll, sócio-gerente da empresa de serviços agrícolas Catalpa.

Boa parte dos agricultores está planejando pular o plantio de inverno do trigo e simplesmente esperar para semear soja e milho na primavera, disse Manuel Darrigran, da companhia de serviços agrícolas El Paye. Os produtores argentinos plantaram 4,6 milhões de hectares com trigo para a safra 2011/2012, abaixo dos 5,9 milhões de hectares cultivados em 2007/2008, antes de o governo do país começar a apertar os limites de exportação para manter os preços baixos para o consumidor doméstico.

A Argentina é o quinto maior exportador mundial de trigo. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção 2011/2012 do grão deve atingir 10,2 milhões de toneladas, com a maior parte embarcada para o Brasil. Já a 2012/2013 deve cair 15%, pois os agricultores estão preferindo outras culturas de inverno, disse o subsecretário de Agricultura da Argentina, Oscar Solis.