– Há muitos agricultores que ainda estão segurando o trigo da última safra. Eles não têm como vendê-lo e terão que doá-lo – afirmou Walter Kroll, sócio-gerente da empresa de serviços agrícolas Catalpa.
Boa parte dos agricultores está planejando pular o plantio de inverno do trigo e simplesmente esperar para semear soja e milho na primavera, disse Manuel Darrigran, da companhia de serviços agrícolas El Paye. Os produtores argentinos plantaram 4,6 milhões de hectares com trigo para a safra 2011/2012, abaixo dos 5,9 milhões de hectares cultivados em 2007/2008, antes de o governo do país começar a apertar os limites de exportação para manter os preços baixos para o consumidor doméstico.
A Argentina é o quinto maior exportador mundial de trigo. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção 2011/2012 do grão deve atingir 10,2 milhões de toneladas, com a maior parte embarcada para o Brasil. Já a 2012/2013 deve cair 15%, pois os agricultores estão preferindo outras culturas de inverno, disse o subsecretário de Agricultura da Argentina, Oscar Solis.