CMN autoriza prorrogação de financiamentos de produtores atingidos por tragédias climáticas

Medida beneficia agricultores das regiões Sul e Nordeste, castigados pela seca, e Norte, vítimas de enchentesO Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta quinta, dia 26, a prorrogação e renegociação de operações de crédito do Programa de Sustentação de Investimentos (PSI) feitas por produtores rurais que tiveram prejuízos com a seca nas regiões Nordeste e Sul e as enchentes no Norte. Segundo o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, João Rabelo, as propriedades devem estar em municípios que decretaram e tiveram reconhecida a situação de calamidade pública em decorrênci

Na região Sul, os produtores em situação de adimplência em 31 de dezembro de 2011 podem prorrogar até 15 de setembro deste ano o pagamento das prestações compreendidas entre 1º de janeiro e 14 de setembro de 2012. No Norte e Nordeste, as operações que estavam em dia em 31 de janeiro deste ano podem ter o pagamento das prestações dos meses seguintes prorrogadas até 15 de dezembro.

De acordo com o Ministério da Fazenda, os produtores que tiveram redução, comprovada por laudo técnico, superior a 30% da renda podem renegociar até 100% das parcelas com vencimento em 2012. A formalização das prorrogações ou renegociações deve ser feita até 30 de dezembro deste ano para as operações contratadas na região Sul e até 28 de fevereiro de 2013 para as do Norte e Nordeste.

Ainda não foram levantados os volumes de recursos e operações dessas regiões que podem ser envolvidos na renegociação, que abrange contratações feitas de dois a três anos atrás. Rabelo, no entanto, informou que, somente este ano, os financiamentos feitos dentro do PSI chegam a R$ 4,9 bilhões.