Entre os fatores que contribuíram para os resultados dos índices estão as quebras de safras em algumas regiões brasileiras, os preços internacionais das commodities agrícolas e as perspectivas internacionais de oferta, demanda e estoques nas diferentes culturas mensuradas pelos indicadores. De maneira geral as expectativas otimistas dos sojicultores estão baseadas na demanda superior à ofertas e nos bons preços internacionais.
ICPRural indica leve recuperação da confiança
O ICPRural registrou 106,9 pontos, crescimento de 8% em relação a janeiro, quando havia registrado 98,6 pontos. O sub-índice Preço obteve um expressivo crescimento de 24% e alcançou 129,1 pontos, maior patamar desde abril de 2011. O sub-índice Insumos que vinha apresentando sucessivas elevações há mais de um ano, manteve-se constante em abril.
O mesmo comportamento foi registrado para o sub-índice Equipamentos. Os dois sub-índices sinalizam a manutenção da disposição dos produtores para aquisições nos mesmos níveis daqueles registrados em janeiro. Os indicadores marcaram respectivamente 75,4 e 119,2 pontos. Já o sub-índice Condições Atuais, que alcançou 103,8 pontos, subiu 8% em relação ao período anterior indicando leve recuperação da confiança pelos produtores rurais em geral.
Ainda que os agricultores tenham recuperado parte da confiança, em geral, os mesmos estão 15% menos confiantes do que em abril de 2011. Com exceção do sub-índice Insumos que apresentou resultado 2% superior ao mesmo mês do ano passado, todos os outros indicadores apresentaram resultado inferior a abril de 2011. O sub-índice Preço apresentou resultado 18% inferior, o sub-índice Equipamentos caiu 11% e o sub-índice Condições Atuais caiu 29%.
Sojicultores têm notável recuperação da confiança
Em relação à janeiro quando atingiu 92,6 pontos, o ICPSoja registrou aumento expressivo de 30% e chegou a 120,7 pontos em abril, maior nível no período de um ano. O resultado foi influenciado principalmente pela elevação de 92% do sub-índice Preço que alcançou 166,3 pontos. O sub-índice Condições Atuais também apresentou crescimento significativo de 36% e cravou 115,1 pontos.
Mesmo com a quebra de safra em importantes regiões produtoras os preços elevados devem garantir a rentabilidade dos sojicultores em geral. O sub-índice Equipamentos, apesar da acanhada variação de 2% experimentada, registrou a terceira alta consecutiva. O sub-índice Insumos por sua vez manteve-se estável em relação à janeiro. Os dois indicadores alcançaram respectivamente 80,1 e 121,4 pontos.
O ICPSoja registrou resultado 6% inferior àquele anotado em abril de 2011, mas, superior quando comparado ao obtido em 2010.
O sub-índice Preço, por sua vez, atingiu nível 6% superior ao alcançado em 2011 refletindo o otimismo dos sojicultores com os atuais patamares de preços.
A mesma variação de 6% em relação à igual período do ano passado foi registrada pelo sub-índice Insumos, indicando que o produtor de soja segue bastante disposto para aquisição dos insumos para a próxima safra. O sub-índice Equipamentos apresentou resultado 12%, inferior aquele de abril de 2011, passando de 86,8 pontos para 78,2 pontos.
O sub-índice Condições Atuais que apresentou crescimento significativo em relação a janeiro de 2012, no entanto, não apresenta o mesmo resultado quando em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda de 23% em relação à 2011 pode ser explicada pela menor produtividade em decorrência de problemas climáticos em algumas regiões produtoras.