Índia retira restrições à exportação de açúcar

Governo do país asiático deve voltar a limitar embarques quando as vendas totalizarem quatro milhões de toneladas durante o ano comercialA Índia decidiu retirar todas as restrições sobre o volume das exportações de açúcar, ao menos temporariamente, com o objetivo de acelerar os embarques do país e fazer com que as usinas paguem rapidamente aos produtores, afirmou nesta quarta, dia 2, uma autoridade do governo. No entanto, o governo deve voltar a limitar os embarques quando as exportações totalizarem quatro milhões de toneladas durante o ano comercial que termina em 30 de setembro, segundo a autoridade. O país é o segundo maior pr

A decisão foi tomada numa reunião presidida pelo primeiro-ministro Manmohan Singh com os ministros de Agricultura, Alimentos, Comércio e Finanças. Até o momento, o governo indiano permitiu a exportação de três milhões de toneladas na temporada 2011/2012. Desse total, cerca de um milhão de toneladas de açúcar não foram embarcadas por causa do atraso no estabelecimento de regras para a exportação.

As usinas de açúcar da Índia estão pressionando o governo não só para emitir rapidamente regras de exportação, como também para permitir volumes maiores, de modo que elas possam ter recursos para pagar os produtores. A inadimplência das usinas pode fazer com que os produtores migrem para outras culturas, levando a um déficit doméstico na oferta de açúcar, depois de dois anos de ampla produção.