PMDB sai do governo, mas Kátia Abreu resiste

Ministra da Agricultura permanece na pasta mesmo após partido ter decidido pela entrega de cargos do Executivo

Fonte: Agência Brasil/divulgação

O PMDB oficializou nesta terça-feira, dia 29, sua saída do governo federal, em uma reunião em Brasília presidida pelo vice-presidente do partido, Romero Jucá. Em uma votação simbólica, foi aprovada moção que prega a entrega imediata dos cargos do Poder Executivo ocupados por membros do PMDB.

No entanto, três ministros do partido ainda permanecem ligados a Dilma: Kátia Abreu, da Agricultura; Marcelo Castro, da Saúde; e Celso Pansera, da Ciência. 

Kátia Abreu, além de ser da “cota pessoal” da presidente, tem defendido com unhas e dentes a permanência de Dilma Rousseff no governo. E uma eventual troca de partido não é descartada, para que ela possa continuar chefiando a Agricultura.

Frente Parlamentar da Agropecuária

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Marcos Montes (PSD-MG), a paralisação do governo neste momento traz insegurança ao setor. Ele lembra que a bancada ruralista resolveu apoiar formalmente o pedido de afastamento da presidente, mas avalia que a ministra Kátia Abreu tem todo direito de continuar no cargo.

O deputado Zé Silva (SD-MG), por sua vez, avalia que a permanência ou não da ministra na pasta não faz diferença, dada a imobilidade em que se encontra o atual governo. 

Ás vésperas do anúncio do Plano Safra, as lideranças encontram dificuldades para imaginar um cenário sem a ministra Kátia Abreu, e calculam que o setor está prejudicado com toda esta indefinição política. Para o consultor de política agrícola da FPA, Célio Porto, tudo indica que o Plano Safra não vai sair como deveria. E uma eventual troca no comando do Ministério da Agricultura exigira um substituto que recuperasse a confiança dos produtores.

Na opinião do consultor técnico da bancada, Enio Marques, há diversas pessoas com capacidade suficiente para enfrentar uma transição, se for o caso. “Mas é importante alguém com credibilidade, que estabeleça confiança e conheça com profundidade os desafios da agricultura e os projetos de modernização”, diz.

Leia mais informações sobre o desembarque do PMDB no blog Últimas de Brasília.