China vai liberar 600 mil toneladas de soja de suas reservas na próxima semana

Com as vendas, o governo pretende estabilizar os preços do óleo de soja e esvaziar alguns armazéns para novas safrasA China vai liberar 600 mil toneladas de soja de suas reservas para a venda por meio de leilão público na próxima quinta, dia 24, informou na última semana o Centro Nacional de Comércio de Grãos e Óleos. A soja está estocada nas províncias de Hebei, Heilongjiang, Zhejiang, Jiangxi e Shandong e na região autônoma da Mongólia Interior, informou o centro apoiado pelo governo em nota em seu site.

Acredita-se que o leilão faz parte de um plano estatal de vender três milhões de toneladas das reservas. Com as vendas, o governo pretende estabilizar os preços do óleo de soja e esvaziar alguns armazéns a fim de abrir espaço para novas safras em outubro.

Segundo traders entrevistados pela Dow Jones na semana passada, o preço de oferta para a soja estocada entre 2008 e 2010 deve chegar até 3.850 yuans/t, abaixo do valor de importação de cerca de 4.300 yuans/t (US$ 1 = 6,32620 yuans). As informações são da Dow Jones.

Agência Estado