Pesquisa obtém diesel renovável com sorgo sacarino

Resultados foram apresentados em simpósio realizado nos Estados UnidosA Ceres Sementes do Brasil informou nesta terça, dia 22, que híbridos de sorgo sacarino produzidos pela empresa foram empregados com sucesso pela Amyris, nos EUA, na produção experimental de diesel renovável. O projeto, ainda em andamento, tem patrocínio do Departamento de Energia do governo norte-americano. Os resultados parciais foram apresentados em recente simpósio sobre biotecnologia e combustíveis realizado em New Orleans, no Estado de Luisiana.

Em comunicado, o gerente geral da Ceres Sementes do Brasil, William Burnquist, informou que os estudos realizados confirmaram que o sorgo sacarino constitui fonte importante e complementar de açúcares, com o objetivo de se produzir biocombustíveis renováveis, além de bioprodutos.

A empresa de sementes também destacou, com base nos dados da pesquisa, que o bagaço do sorgo sacarino forneceu fontes adicionais de açúcares à produção do diesel renovável da Amyris – chamados de açúcares celulósicos.

No mercado brasileiro, o alvo da Ceres é a produção de etanol de sorgo sacarino na entressafra da cana-de-açúcar. A empresa concluiu na safra 2011/2012 a primeira temporada de comercialização de sementes de híbridos para essa finalidade. Cultivado com emprego de sementes, diferentemente da cana – que demanda plantio de mudas -, o sorgo sacarino apresenta ciclo agrícola de 90 a 140 dias, entre os meses de novembro e abril, exatamente no período da entressafra da cana, produzindo açúcar fermentável e bagaço em abundância.