Projeto amplia em até 890% renda de produtores no Sul do Brasil

Há quatro anos, técnicas de manejo desenvolvidas por pesquisadores são repassadas a pecuaristasEm quatro anos, um projeto desenvolvido pela Cooperativa Central Gaúcha Limitada (CCGL) elevou em até 890% a renda de produtores de leite do Rio Grande do Sul.

Em parceria com outras 25 cooperativas do centro, noroeste e norte do Estado, técnicas de manejo desenvolvidas por pesquisadores são repassadas a pecuaristas. O foco é a ampliação da produção e a redução de custos.

A iniciativa lançada inicialmente pela CCGL em 2005 buscava avaliar a produção e a capacidade do mercado em absorver o leite produzido.

Os resultados foram animadores. Durante um ano, técnicos acompanharam a produção de leite em uma propriedade de Santo Cristo, no noroeste do RS. Como resultado, a produção das vacas mais que dobrou e o custo por litro de leite reduziu 27%.

Atualmente, a cooperativa trabalha diretamente com 7,5 mil produtores de leite, distribuídos em 220 municípios. Todos recebem algum tipo de assistência profissional.

Nos 29 hectares da área experimental em Cruz Alta (RS) são criadas 95 cabeças de gado. Dessas, 40 vacas da raça holandesa produzem leite atualmente. Os animais têm alimentação à base de pastagens, cultivadas de acordo com a época do ano.

>>Veja a matéria original na versão digital da ZH impressa (conteúdo exclusivo para assinantes)