Plano estratégico para setor de florestas plantadas é lançado em Brasília

Documento visa crescimento da atividade nos próximos 20 anosE o setor de florestas plantadas quer recuperar a competitividade, por meio de maior mecanização das lavouras, e ao mesmo tempo estar em dia com as exigências internacionais de sustentabilidade. Para isso, foi lançado nesta segunda, dia 4, um plano estratégico visando o crescimento da atividade nos próximos 20 anos.

O setor de florestas plantadas gera quase cinco milhões de empregos diretos e indiretos no país. A atividade está presente em 6,5 milhões de hectares com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Com uma produção anual de nove milhões de toneladas, o Brasil é o quinto país na produção de papel e o primeiro, na de celulose.

Cerca de 4% da produção obtida por meio das florestas plantadas é exportado. Diante do cenário internacional de crise, o setor traçou um plano que visa recuperar a competitividade. São 11 ações previstas, entre elas o aumento do sistema de certificação e a divulgação de informações sobre o cultivo de eucalipto.

— Eucalipto seca a terra. Isso é uma história, que é tantas vezes falada, que acabou se tornando uma verdade dentro do ideário popular. Então, nós sabemos que o eucalipto tem, evidentemente, demanda água, mas longe de ser um exterminador hídrico — afirma  Mário Santana Júnior, presidente da Câmara de Florestas Plantadas

Para o próximo Plano Safra, o setor pede que o financiamento agrícola para as atividades de baixo carbono salte de 300 hectares por produtor para mil hectares por produtor.