Setor sucroenergético do Centro-Oeste volta a contestar zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar

Nesta semana, audiência pública foi realizada com produtores e parlamentaresAs restrições impostas pela lei de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, criada em 2009, voltaram a ser debatidas entre produtores e representantes do governo nessa semana.

O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso, Jorge dos Santos, explicou no programa Bom Dia Campo, do Canal Rural, nesta quinta, dia 7, o que está sendo feito no setor sucroenergético do Centro-Oeste para reverter a decisão presidencial que restringe a expansão dos canaviais e a concessão de crédito à cultura da cana.

De acordo com o representante, nesta semana, durante a audiência pública no Congresso Nacional, o ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que, incialmente, as restrições aplicam-se apenas ao Nordeste e ao Sudeste. Segundo Santos, as regiões Centro-Oeste e Norte foram incluídas por questões políticas, sem justificativa científica.

– Esse zoneamento é fruto de um decreto que não tem nenhum baseamento científico e que impede o crescimento e novos investimentos – contesta Santos.

>>> Assista à entrevista na íntegra: