Gestão do conhecimento é destaque no seminário da Cooplantio, em Gramado (RS)

Evento foi aberto no início da tarde desta segunda, dia 11, na serra gaúchaDesde as primeiras horas da manhã desta segunda, dia 11, o movimento já era grande em Gramado, no Rio Grande do Sul. É no centro de eventos do Hotel Serrano, um dos mais tradicionais da região, que acontece a 27ª edição do seminário da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, a Cooplantio. Neste ano, mais de 1,2 mil participantes estão inscritos para palestras, discussões e debates. 80% deles são produtores rurais.

A abertura do seminário reuniu autoridades e lideranças do agronegócio e mostrou um pouco do que será apresentado nos próximos dias. Para o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti, o conhecimento é o maior insumo.

– Nos próximos dias, falaremos de economia, gestão, mercado, clima e principalmente teremos troca de experiências entre todos – destacou ele.

Realizado em meio a uma das maiores secas dos últimos anos no Rio Grande do Sul, o seminário promete falar de irrigação e alternativas para enfrentar os períodos de deficit hídrico.

– Nós temos mais água do que países que são grandes produtores de soja e milho, como os Estados Unidos. O que precisamos é saber aproveitar – disse o gestor técnico da cooperativa, Dirceu Gassen.

Para ele, o segredo está em melhorar o processo de armazenagem. A Cooplantio tem 32 mil associados nos três Estados da região sul e 160 engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. O seminário termina na quarta, dia 13.