Exportações de carne bovina de Mato Grosso registram alta de quase 40% em maio

Vendas do Estado ao exterior alcançaram 14,8 mil toneladas no períodoAs exportações de carne bovina de Mato Grosso registrarm alta de 38,4% em maio na comparação com abril. Segundo o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as vendas ao exterior alcançaram 14,8 mil toneladas no mês, melhor resultado desde novembro de 2011.

A valorização do dólar em relação ao real tem reduzido a cotação da carne brasileira no exterior, favorecendo as vendas. Este movimento foi visto na prática em Mato Grosso, com o aumento dos embarques para a Venezuela, destino muito sensível ao preço, que no último mês respondeu por 33,3% do volume total.

As exportações de Mato Grosso para o país sul-americano ganharam importância com o embargo russo aos frigoríficos do Estado, visto que, no período acumulado de janeiro a maio do ano passado e no mesmo período deste ano, as exportações de Mato Grosso evoluíram 79% enquanto as dos Estados restantes aumentaram 31%, fazendo de Mato Grosso, nestes primeiros cinco meses, a origem de cerca de 40% do volume brasileiro embarcado para o país vizinho.