Presidente da Cooplantio defende marketing na agropecuária

No último dia do 27º Seminário Cooplantio, Daltro Benvenuti falou da necessidade de melhorar a imagem do campoO 27º Seminário da Cooplantio encerrou-se nesta quarta, dia 13, no Hotel Serrano, em Gramado (RS), depois de três dias de palestras e debates. De acordo com a organização do evento, 1,2 mil pessoas participaram da edição.

Durante o último dia do 27º Seminário da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, o presidente da entidade, Daltro Benvenuti, afirmou que a população tem de entender a importância da agricultura.

– O produtor precisa dialogar com a sociedade e vender melhor a sua imagem – defendeu.

Segundo Benvenuti, o agricultor norte-americano já tem uma estratégia de marketing que exulta o trabalho do produtor. Para o representante, atualmente, a agricultura é fraca tanto no âmbito governamental como na mídia. O presidente frisa que a visão ecológica é a saída para o futuro, mas não pode haver radicalismos.

– O produtor está sendo condenado por ter desmatado as florestas e poluído as águas. Mas é importante destacar que isto não é regra. A Cooplantio, através de seus 32 mil associados, com a prática do Plantio Direto, preservou oito milhões de toneladas de solo, que poderiam estar em nossos rios e lagos hoje. Além disso, 336 milhões de litros de óleo diesel deixaram de ser gastos na produção de alimentos -, exemplifica.

No último dia de evento, o destaque também foi para a palestra de Fernando Muraro Júnior, pós-graduado em economia agrícola na Universidade de Pádua na Itália, que abordou as “Perspectivas Econômicas do Mercado de Soja e Milho”.

Para o próximo ano, a expectativa é que o Seminário Cooplantio volte a ser realizado no Hotel Serrano, em Gramado. Um dos temas para 2013 deverá ser a nanotecnologia.