Com previsão de safra menor nos Estados Unidos, preço da soja deve continuar subindo no mercado

Clima está prejudicando produção no país norte-americanoO preço da soja deve continuar subindo no mercado internacional e no Brasil. Isso porque a safra dos Estados Unidos, que é muito aguardada para aliviar um pouco a oferta mundial, começa a ser prejudicada pelo clima. Além disso, os chineses, que mesmo com expectativa de crescimento menor da economia em 2012, devem continuar comprando para suprir a demanda do mercado interno.

O clima no Meio-Oeste dos Estados Unidos, principal região produtora do país, está quente e seco. Na última semana choveu menos de 5% das chuvas consideradas normais para o período. A situação foi confirmada no último relatório de acompanhamento de safra divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que apontou recuo do índice de lavouras em boas e excelentes condições.

Segundos especialistas, a situação norte-americana está bastante preocupante, pois já há uma escassez de soja no mundo. O mercado, por sua vez, vem reagindo. Não há mais soja no Brasil, há muito pouca na Argentina. Com isso, toda demanda está posicionada nos Estados Unidos.