Produtores de milho de Mato Grosso esperam recorde de produção na safrinha

Pelo menos 207 mil hectares já foram colhidos em cinco semanas de trabalho no EstadoProdutores de milho de Mato Grosso se dizem otimistas em relação à colheita da safrinha. Eles estimam que com a atual produtividade, que supera a marca de cem sacas por hectare, seja registrada a maior produção do grão da história do Estado. Nas primeiras cinco semanas de trabalho, foram colhidos 207 mil hectares, que representam cerca de 8% das plantações. O resultado positivo é atribuído, em parte, à utilização de máquinas, que otimizam o trabalho, conforme o presidente do Sindicato Rural de N

A produtividade média estimada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para o Estado é de 87 sacas por hectares. São 20 a mais do que no ciclo passado. Caso se confirme a expectativa dos agricultores, com o avanço de 43% na área cultivada, devem ser colhidas 13,1 milhões de toneladas de milho. O número representa alta de 87% em relação a 2011.

Outro motivo apontado para o desempenho da safra foi a abundância de chuva. Para o produtor rural Vicente Costa Beber, no entanto, as precipitações atrapalharam a adubação. Segundo ele, o rendimento atual em sua propriedade, na qual 10% dos 2,3 mil hectares plantados com milho foram colhidos até o momento, é de cerca de 120 sacas por hectare. Sua expectativa era colher, no entanto, 130 sacas por hectare, uma vez que afirma ter investido em adubação e tecnologia.

Confira a reportagem: