Preço do frango vivo registra alta em São Paulo, mas custos de produção preocupam pecuaristas

Segundo Apas, 10% dos avicultores do Estado reduziram seus planteis este anoApós mais de 90 dias sem aumento, o preço do frango vivo registra alta no Estado de São Paulo. De acordo com a Associação Paulista de Avicultura (Apas), o valor do produto passou de R$ 1,70 para R$ 1,90. Por outro lado, o custo de produção também teve ampliação. O fato preocupa os pecuaristas, que se dizem apreensivos sobre o futuro da atividade.

O produtor Carlos Rossi, que possui uma granja em Laranjal Paulista (SP), afirma ter reduzido seu plantel em 20%, em função disso. Segundo ele, as 70 mil aves que mantém, consomem cerca de 300 toneladas de ração a cada 45 dias, que é o tempo que levam para chegar ao ponto de abate. Os gastos com alimentação se tornaram muito caros, na opinião do criador, que acrescenta que a soja, que é a segunda principal matéria-prima da ração, registrou aumento de aproximadamente 30% nos últimos meses.

Conforme o presidente da Apas, Erico Pozzer, 10% dos avicultores de São Paulo reduziram o número de animais este ano. Ele aponta que, tradicionalmente, há aumento no consumo de carnes no segundo semestre, mas diz não acreditar em recuperação.

Confira a reportagem: