Deputado federal (PMDB-RS) licenciado e ex-integrante da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo, Mendes Ribeiro afirmou que o Brasil não vai deixar de investir na agricultura e no cooperativismo. Segundo o ministro, o país precisa avançar em várias áreas, como o sistema de irrigação, no qual muito ainda pode ser feito em parceria com as cooperativas.
O ato solene teve a participação de deputados e senadores, além de representantes do cooperativismo e do diretor de Assuntos Especiais do Banco Central (BC), Luiz Edson Feltrim, convidado especial para a comemoração por ter buscado, em sua gestão, agir em prol do cooperativismo de crédito, conforme o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas.
Feltrim disse que o cooperativismo de crédito tem importância fundamental na capilaridade do sistema financeiro, em razão da atuação das cooperativas em todo o país. Segundo ele, a modalidade, que se destaca sobretudo no interior, aumenta a concorrência na prestação de serviços das instituições financeiras, além de também gerar emprego e renda.
O presidente da OCB lembrou que o sistema cooperativo mobiliza, atualmente, 10 milhões de associados e suas famílias (aproximadamente 33 milhões de brasileiros) graças à atuação de 6.586 cooperativas em 13 segmentos da economia. Segundo Freitas, a prática, que começou pela região Sul, encontrou campo fértil em todo o território nacional.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) completou lembrando que a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2012 como Ano Internacional do Cooperativismo. A razão, segundo a senadora, se deve ao fato que o sistema contribui de forma decisiva para a redução da pobreza e a integração social.