Ciclo de culturas de inverno chega próximo ao final, segundo Ministério da Agricultura

Condições climáticas favoráveis são apontadas como principal fator para o bom andamento do trabalho, em especial com aveia, canola, centeio e cevadaO 10° levantamento da safra de grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última quinta, dia 5, aponta que as culturas de inverno, com destaque para a aveia, canola, centeio e cevada, se encontram quase que totalmente plantadas. Conforme o Ministério da Agricultura, as condições climáticas favoráveis são o principal fator que permite os tratos culturais adequados. A aposta é no sucesso destas culturas para minimizar os prejuízos da safra de verão.

Os maiores problemas foram registrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde o atraso no plantio do trigo é maior por conta da escassez de chuvas em quantidade suficiente. A aveia teve aumento de 8,8% na área cultivada, devido às condições favoráveis de comercialização em safras anteriores.

Por outro lado, de acordo com o órgão, a canola retrocedeu 7,3% na área, puxada pela redução de área verificada no Paraná, que é o segundo maior produtor nacional. O centeio permanece com a mesma área da safra passada. Já a cevada, apresenta um aumento de 13%, graças aos contratos firmados com as indústrias cervejeiras, segundo o Ministério.