Paraná intensificará inspeção de produtos de origem vegetal

Ministério da Agricultura também passa a fiscalizar a veracidade das informações contidas em rótulos de azeite e óleo de olivaBuscando qualificar a inspeção de produtos de origem vegetal, foi realizada no Paraná na semana passada a Reunião Nacional de Trabalho da Fiscalização da Qualidade Vegetal, que contou com a participação de aproximadamente 120 fiscais federais agropecuários de todo o Brasil que atuam na inspeção neste segmento.

Promovido pela Coordenação-Geral de Qualidade do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o evento teve como meta o nivelamento dos procedimentos de fiscalização da qualidade de produtos alimentícios do Brasil.

Segundo o coordenador do Departamento de Inspeção, Fábio Fernandes, o trabalho dos fiscais federais vai além da fiscalização de fronteiras.

– Também está presente no mercado interno, nos supermercados, nas empresas empacotadoras, evitando fraudes econômicas, ou a publicação de dados incorretos nas embalagens, garantindo ao consumidor a qualidade do produto que está levando para casa – disse Fernandes.

Segundo ele, o Ministério também passa a fiscalizar a veracidade das informações contidas em rótulos de azeite de oliva e do óleo oliva e serão classificados com base em parâmetros técnicos de qualidade. Ainda serão especificados por tipo, como azeite de oliva extravirgem, virgem e lampante. Este último, de qualidade inferior, não é destinado à alimentação humana.

Durante a reunião também foram discutidos a implantação do Sistema de Inspeção Brasileiro (Sisb), além de novos procedimentos que serão adotados para o segundo semestre deste ano e em 2013.