Brasil ocupa posição intermediária em ranking sobre segurança alimentar, aponta consultoria

Estudo da Economist Intelligence Unit foi realizado em 105 nações e Brasil ficou com a 31ª posiçãoUma pesquisa sobre segurança alimentar realizada em 105 países pela consultoria Economist Intelligente Unit (EIU) colocou o Brasil na 31ª colocação no ranking. O estudo avaliou a disponibilidade, acessibilidade e qualidade dos alimentos em diferentes locais do mundo. O trabalho inédito foi apresentado nesta terça, dia 10, em São Paulo.  O Índice Global de Segurança Alimentar aponta que Estados Unidos, Dinamarca e Noruega são os países onde as pessoas têm mais garantia de uma alimentação saudável

O coordenador do Centro De Pesquisa Agropecuária da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, considera justa a classificação do Brasil .

– Gostaríamos de estar melhor, mas os indicadores da pesquisa servem para traçarmos estratégias para mudar o cenário – afirma.
 
Na comparação com os demais países da América Latina, o Brasil ficou atrás do México e do Chile. O levantamento apontou que a principal deficiência do país na questão da segurança alimentar é a falta de estrutura portuária e rodoviária e a falta de capacidade de armazenamento da produção.

Durante o evento, também foi lançado um site que vai disponibilizar a metodologia e os dados da pesquisa.