Estoques de açúcar permanecem baixos apesar do aumento da produção, diz Cepea

Entregas estão atrasadas em consequência do início tardio da safra 2012/2013 e também das chuvas em junhoUsinas paulistas têm produzido açúcar sem interrupções, mas, por terem compromissos de entrega para exportação e também contratos no mercado interno, os estoques ainda estão baixos, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com a entidade, as entregas estão atrasadas em consequência do início tardio da safra 2012/2013 e também das chuvas em junho.

Desta forma, praticamente todo o açúcar produzido tem sido escoado de forma imediata. Nas negociações spot, mesmo com as ofertas de açúcar limitadas, compradores buscam preços abaixo dos pedidos. Algumas usinas chegam a ser flexíveis, baixando os preços por necessidade de caixa para saldar, por exemplo, a folha de pagamento de funcionários.

Outros produtores, no entanto, seguem firmes em seus preços. Na terça, dia 10, o Indicador de Açúcar Cristal Cepea/Esalq no mercado paulista fechou a R$ 54,44 por saca de 50 quilos, queda de 1,22% entre 3 e 10 de julho.