O selo halal pode ser a porta de entrada para um mercado em crescimento. A certificação está em diversos produtos brasileiros dirigidos aos muçulmanos, principalmente na carne de frango. Segundo a União Brasileira da Avicultura, são exportados mais de um milhão de toneladas de ave por ano para a Ásia e o Oriente Médio. No entanto, para que os consumidores pertencentes à religião islâmica comprem o produto, ele precisa ter o certificado halal, o que leva as empresas a obedecerem critéios bastante específicos. O abate das aves, por exemplo, deve ser feito por degola, seguindo rituais islâmicos, e certos ingredientes, como alguns conservantes, também são proibidos.
De acordo com Ubabef, 36% das exportações avícolas do Brasil são de frango halal. No primeiro semestre deste ano, 670 mil toneladas de carne de ave foram para o Oriente Médio e houve um aumento de 10% no faturamento se comparado ao mesmo período do ano passado. Outras 600 mil toneladas foram para Ásia. Segundo o diretor de mercado da entidade, Ricardo Santim, o produto brasileiro com esse certificado pode atingir outros mercados importantes.
O processo de produção desse tipo de frango é controlado pela certificadora do Sistema Halal. Segundo o diretor executivo da instituição, Mohamed Zoghbi, o número de indústrias alimentícias com o selo aumentou 500% nos últimos anos. A previsão é de que, no fim de 2012, 180 empresas brasileiras do setor sejam habilitadas a colocar o selo nos produtos.
Para o analista de mercado Osler Desouzart, a certificação é um quesito obrigatório para empresas do setor avícola que querem exportar. Segundo ele, o aumento populacional dos países de religião islâmica torna esse mercado muito promissor.