Chuvas fora de época prejudicam qualidade do café no Cerrado Mineiro

Em algumas áreas, cerca de 50% do grão colhido está no chãoDurante o mês de agosto, as máquinas fazem as passadas finais nas lavouras de café do Cerrado Mineiro. Algumas plantações, no entanto, podem encerrar os trabalhos até a primeira quinzena de setembro. As chuvas fora de época, principalmente entre maio e junho, derrubaram os grãos. Em algumas áreas, cerca de 50% do café colhido está no chão, uma média que nunca havia sido registrada historicamente.

De acordo com a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado em Araguari (Coocacer), o volume de café recebido nesta safra foi de 120 mil sacas. O produto da região, que sempre teve a garantia de qualidade, vem surpreendendo negativamente.

– Este ano está com 35% de varrição de café de chão, o que não é normal.  O café de pano, que é o nosso melhor café, está apresentando baixíssima qualidade – explica a diretora da cooperativa, Evanete Peres Domingues.

Para Evanete, o clima atípico deste ano deve refletir com perdas de produção para a safra 2013. Segundo ela, as chuvas durante a colheita fez com que aparecessem os botões florais antecipadamente. Deste modo, quem ainda está na fase da colheita está tirando também os botões florais da próxima safra.