Intenção de confinamento para 2012 cai 20% em Mato Grosso

Número diz respeito à comparação com o primeiro levantamento do ano, realizado pela entidade em abrilO confinamento de gado em 2012 deve registrar queda em Mato Grosso, de acordo com levantamento de intenção da Associação dos Criadores do Estado (Acrimat). O segundo estudo do ano foi realizado em julho e, comparado ao primeiro, divulgado em abril, aponta queda de 20,4%. Os pecuaristas afirmaram, conforme a pesquisa, que devem confinar 740.422 mil animais, ante 929.942 mil cabeças declaradas em abril. Em 2011, foram confinados 813.947 mil bovinos no Estado, segundo a Acrimat.

– Na hora da tomada de decisão, o produtor faz algumas perguntas simples. Por quanto eu posso vender e quem vai comprar? – diz o superintendente da entidade, Luciano Vacari.

A queda é atribuída a diversos fatores, incluindo a baixa no preço da arroba do boi gordo, de 6% de janeiro a julho deste ano.

– Uma informação nada atrativa para o produtor investir no confinamento, que é um sistema bem mais oneroso do que criar a pasto. Em contrapartida, a variação nos preços do farelo de soja no mesmo período é de 122% superior e o do milho 32%. É uma consequência da seca nos Estados Unidos, que atingiu em cheio a produção de grãos – afirma.

Além disso, conforme o dirigente, as chuvas se prolongaram até o mês de junho, o que fez com que os produtores engordassem o gado a pasto por mais tempo, tirando a intenção de utilizar o sistema mais ostensivo.

Intenção regional

A Acrimat comparou também a intenção de confinamento para 2012 por região do Estado. O maior recuo em relação ao declarado em abril foi registrado no noroeste. Em julho desde ano, os produtores revelaram a intenção de confinar 90.426 mil cabeças, com queda de 38,8%. O noroeste enfrenta problemas como o preço desvalorizado da arroba do boi gordo, concentração de abate em um único frigorífico, falta de opção para abater o gado e de infraestrutura.