– O LambScan será o primeiro software brasileiro específico para ovinos que, além de fazer a medição da Área de Olho de Lombo e Espessura de Gordura, também obterá dados de Marmoreio. Com isso, conseguiremos uma maior qualidade na carcaça – explica a diretora do projeto, a médica veterinária Marlise Germer.
A ideia de criar o software surgiu em 2010, quando o projeto “Do campo à mesa: software de avaliação de carçaça ovina” foi aprovado pelo Edital INOVA-RS, do Sebrae-RS. A partir de então, iniciou a fase de coleta de dados que serviu de base para a criação do software. Durante um ano, mais de três mil animais foram acompanhados na propriedade e durante o abate, sendo avaliados com ultrassom.
Marlise explica que a avaliação de carcaças in vivo por meio da ultrassonografia é uma técnica moderna que pode ser utilizada em programas de seleção genética, trazendo resultados positivos e rapidez ao melhoramento dos rebanhos. Com a novidade, o produtor poderá identificar a superioridade genética dos animais a serem selecionados como reprodutores.
– Com o LambScan, poderemos oferecer aos produtores um serviço de seleção de animais melhoradores de carne e garantir ao consumidor um produto de melhor qualidade.
A Germer Gestão em Agronegócios estará divulgando o software e seus serviços no seu estande no Pavilhão de Ovinos e Gado de Corte, durante toda a Expointer, que acontece entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).