Entreposto da CeasaMinas padroniza embalagem de abacaxi

A partir de setembro, frutas só poderão ser comercializadas em caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadasA partir de 1º de setembro, passa a ser obrigatório utilização de caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas para a comercialização de abacaxis no Entreposto de Contagem da CeasaMinas. A iniciativa, que foi uma solicitação das entidades representativas dos produtores rurais e comerciantes da fruta, pretende facilitar a adequação dos usuários ao processo de modernização das embalagens da empresa.

A maior parte dos abacaxis que chega ao Entreposto é embalada no próprio mercado em caixas de madeira reutilizadas, o que contraria as normas vigentes, em especial a Portaria nº 816/2006 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que trata da prevenção a pragas como a sigatoka negra.

Nesta primeira fase do processo, continua permitido embalar o produto no mercado e comercializá-lo a granel, mas a partir da próxima fase a CeasaMinas deve ser reunir com produtores e comerciantes para discutir  a obrigatoriedade da entrada da fruta embalada.

Segundo o chefe da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas, agrônomo Joaquim Oscar Alvarenga, a expectativa é de que a medida reduza os custos e aumente a agilidade na comercialização.