Pequenos varejistas da Bahia lançam feijão com marca própria

Ideia foi inspirada nos grandes mercados, que adotam a prática de marca própria como estratégia de fortalecimentoPela primeira vez na história da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), um grupo de varejistas investiu na aplicação da sua logomarca em um produto comercializado por eles. A inovação veio da Central Baiana de Supermercado (CBS), formada por 17 donos de pequenos mercados, que acabam de lançar um feijão com marca própria.

A ideia foi inspirada nos grandes mercados, que já vêm adotando a prática de marca própria como estratégia de fortalecimento e divulgação da imagem. Segundo o gerente do programa, José Antônio da Costa, a novidade é resultado de todo um trabalho feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), uma vez que os técnicos do órgão auxiliaram os comerciantes na criação da central desde o seu surgimento, em 2009.

A Refap é uma rede coordenada pela Conab que incentiva e auxilia grupos de varejistas a se organizarem em centrais de negócios e, assim, otimizarem a venda de produtos junto à comunidade. Técnicos da Companhia realizam uma série de visitas pelo Estados com o objetivo de explicar aos comerciantes das diferentes regiões as vantagens do associativismo. Nas capacitações, os varejistas aprendem a desenvolver ações de marketing e publicidade para promover uma logomarca em comum, entre outras ações promocionais.