Convênio entre INSS e categoria dos pescadores facilita processo de contribuição previdenciária

Receita oriunda de desconto na folha de pagamento será revertida em ajuda aos profissionais em momentos de dificuldadesA partir de agora, pescadores aposentados ou pensionistas vão poder contribuir mensalmente com a confederação nacional da categoria, por meio de desconto na folha de pagamento. A facilidade foi garantida devido a um convênio firmado com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Cada aposentado que contribuir terá 2% do total do benefício descontado. O valor arrecadado vai ser encaminhado pelo INSS à Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores. Com o recurso, as 1200 colônias de todo o país vão poder auxiliar os trabalhadores que estão na ativa em momentos de dificuldades, como no caso de enchentes, quando a pesca é prejudicada. Para contribuir, o aposentado precisa autorizar a transação por escrito.

Segundo o presidente do INSS, Mauro Hauschild, a mudança é bastante significativa, uma vez que vai permitir que a Confederação tenha condições de ter uma boa receita, a qual será revertida em benefícios a favor dos pescadores.