Ex-presidente da ABCZ Orestes Prata Tibery Junior morre em acidente aéreo

Avião que transportava o pecuarista caiu em fazenda próxima a Campo Grande (MS)Morreram na manhã deste sábado, dia 25, vítimas de um acidente aéreo, o diretor e ex-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Orestes Prata Tibery Junior, e sua esposa, Elen Martins Prata Tibery.

A aeronave em que o casal estava caiu na fazenda Serena, a 75 quilômetros da área urbana de Água Clara, município próximo de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O acidente também vitimou o piloto do avião, que ainda não foi identificado. As causas do acidente ainda não foram informadas.

Orestes Prata Tibery Junior foi presidente da ABCZ entre os anos de 2004 e 2007. O criador ocupou cargos na diretoria da entidade em várias gestões e era conselheiro de raças zebuínas. Foi o criador do julgamento Matriz Modelo na ExpoZebu e sempre defendeu a ética e os critérios de seleção firmados em raça, funcionalidade e eficiência do rebanho zebu.

Orestinho, como era chamado, nasceu e cresceu no meio da pecuária zebuína, acompanhando de perto os passos de pioneiros como o tio Pylades Prata Tibery. Ele era o titular da seleção OT, uma referência no mercado do rebanho zebu seletivo, integrou o Grupo Elo da Raça durantes muitos anos e também estava no JOP que identifica, cria e importa novas linhagens de nelroe, guzerá e gir indianos. Orestes era pai de José Carlos, Ruth, Orestes, Angelo e Luíza.