RuralBR completa um ano e comemora a maior audiência web do agronegócio no país

Lançado em agosto de 2011, portal se consolida como referência em informação, serviço, interatividade e transmissões de eventos online ligados ao segmentoCom a proposta de contribuir com a geração de negócios para os profissionais ligados ao campo, o Canal Rural, emissora líder do segmento no país, lançou em 27 de agosto de 2011 o RuralBR, portal de notícias e serviços especializado em agronegócio do Grupo RBS. Hoje, um ano depois, o RuralBR ultrapassa a marca de 14 milhões de visitas e celebra sua consolidação como um projeto digital de referência para o setor.

>>> Acesse a página especial RuralBR – Um Ano

Produzindo diariamente informação sobre temas fundamentais ao agronegócio no Brasil – no último ano foram publicados mais de 13 mil matérias e cerca de 13,5 mil vídeos -, o portal completa um ano com mais de 52 milhões de visualizações de conteúdo e um público de 5,9 milhões de internautas de mais de 180 países, segundo dados do Google Analytics. Desde junho de 2012 o portal se transformou no site de conteúdos do agronegócio mais acessado do Brasil, de acordo com a ComScore.

– O primeiro ano do RuralBR pode ser resumido por nós em apenas uma palavra: orgulho. Temos muitos motivos para celebrar isso junto ao nosso público, pois o portal já tem a maior audiência do agronegócio brasileiro – comemora o Gerente Executivo do Canal Rural, Júlio Cargnino.

Reunindo notícias, vídeos, blogs e conteúdos especiais sobre agricultura, pecuária e meteorologia – além dos principais programas veiculados no Canal Rural – o portal também agrega serviços digitais para que o produtor possa obter informações e ampliar seus negócios com mais rapidez.

– A agropecuária é uma atividade sujeita a fatores que muitas vezes estão fora do controle do produtor rural. É o caso da previsão do tempo: é fundamental para o agricultor saber como será o comportamento do clima nos próximos dias, semanas e até meses para que ele possa planejar a produção. As cotações de commodities são outro dado fundamental na tomada de decisão do empresário rural – ele precisa acompanhar o mercado pra definir onde e quando comprar e vender. Procuramos disponibilizar essas informações de forma simples, organizada e de fácil acesso no portal – destaca a coordenadora do RuralBR, Lenara Londero.

Transmissões e coberturas especiais

O C2Rural, portal de transmissões online do RuralBR, permite que o internauta acompanhe e participe de leilões e outros eventos em tempo real. Em um ano, mais de 300 transmissões foram realizadas e assistidas por internautas de mais de 1,8 mil cidades do Brasil e Exterior.

Os principais assuntos que foram destaque no Canal Rural ao longo do ano também tiveram espaço exclusivo no RuralBR. Em 2011 e 2012, o público pode acompanhar grandes eventos em sites especiais como Expointer, Freio de Ouro, Circuito Quarto de Milha e Rio+20, além de programas, como Canal Rural Na Estrada, Projeto Soja Brasil e as discussões sobre o novo Código Florestal.

Parceiros

O alcance do RuralBR neste primeiro ano se ampliou também graças às parcerias com portais e outros sites ligados ao agronegócio e entretenimento, como Arte Brasil, Notícias Agrícolas, Painel Florestal, Bom de Pesca, Horse Brasil, Marcas e Máquinas, entre outros. Além disso, uma parceria entre o RuralBR, a ABCZ e a Fazu deu origem, em maio de 2012, ao Agrocurso, projeto de ensino à distância direcionado a profissionais da pecuária em busca de conhecimento e aprimoramento.

O site Cotação, que traz os preços das principais commodities e índices do mercado financeiro, também é fruto de uma parceria com a consultoria Safras & Mercado, e o site Tempo tem seus dados fornecidos pela Somar Meteorologia.

Mais interação com o público

As redes sociais do RuralBR são hoje o principal canal de comunicação entre o portal e seu público. Com um total de 58 mil fãs das páginas no Facebook e mais 15 mil seguidores no Twitter, o conteúdo informativo e os programas favoritos do Canal Rural são rapidamente acessados, comentados e compartilhados todos os dias por internautas que acompanham seus assuntos de interesse e participam enviando dúvidas e opiniões.

– Hoje, o portal é referência em serviços, notícias, participação do público e transmissão de eventos ao vivo. O RuralBR é a contribuição tecnológica do Canal Rural para um público que está se desenvolvendo cada vez mais, com sofisticados recursos no campo, e que precisa de informação de qualidade e atualizada em qualquer tempo ou lugar – completa Júlio Cargnino.

Vídeo: um dia na redação do RuralBR