Ministério da Agricultura lança projeto de regionalização na Expointer

Iniciativa prevê política agrícola diferenciada para cada região, com estrutura de armazenagem ampliadaO ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, lançou nesta terça, dia 28, na Expointer, o projeto de regionalização do ministério. O objetivo é ter uma política agrícola diferenciada para cada região, do Sul ao Norte do país. O projeto prevê política agrícola por áreas, com estrutura de armazenagem ampliada. O segundo pilar é o Sistema Nacional de Defesa Agropecuária que, nas palavras do ministro, já está sendo feito.

No Rio Grande do Sul, três produtores já estão integrados em um projeto-piloto para o teste do programa de regionalização. “O Estado foi escolhido para o projeto-piloto como forma de valorizar sua diversidade de culturas, minimizar as adversidades climáticas e melhorar a competitividade na fronteira com o Mercosul”, diz o Ministério da Agricultura.
Conforme o ministério, a política agrícola oferecerá soluções específicas, desde o melhoramento da armazenagem, passando pela irrigação, recuperação de solos, instalação de novas estações meteorológicas, acesso ao crédito, seguro rural e apoio à comercialização.

Para o ministro Mendes Ribeiro Filho esta é uma maneira de tratar cada estado da maneira como é necessário.

– O projeto busca mostrar os sentimentos dos produtores do país. Eles vão receber a atenção que merecem, incentivo e assistência técnica. Vão ter o Ministério ao seu lado. Esta é a verdadeira essência da regionalização – afirmou o ministro.