Aos 12 anos, menina estreia nas pistas do cavalo crioulo em Esteio

Em seu primeiro ano na Expointer, meta pessoal de Tássia é chegar ao Freio de OuroO locutor anuncia mais uma concorrente na categoria juvenil feminino do Freio Jovem, e a menina Tássia Sá avança montando o tordilho negro Golias do Recomeço. O conjunto parte para a prova de andadura disputada na pista central dos cavalos crioulos. Com apenas 12 anos, tem estilo.

Tem o chapéu de aba larga, bota e espora, lenço cor-de-rosa com o nó preso por ela mesma sobre a blusa, borrachinha no cabelo, bombacha castelhana bordada e frisada, batom e o olhar sério a comandar os movimentos.

É o primeiro ano de Tássia em Esteio, e nem assim ela dava sinais de nervosismo. Desde o verão, ela se prepara em treinamentos e em exibições com o Golias por rodeios do interior do Estado.

– O Golias é um amigo – explicou, um tanto acanhada.

Em seguida, o conjunto testou a amizade na prova do giro sobre pata e na esbarrada. Há muito Tássia sonhava em participar do Freio Jovem. Esperou a idade mínima e, agora, promete seguir até chegar ao Freio de Ouro, sua meta pessoal.

Para isso, teria de treinar três vezes por semana, o que nem sempre é possível porque o compromisso maior é com as aulas do sexto ano do Ensino Fundamental do colégio Gusmão Brito, em São Leopoldo.

Entre as amigas da escola, Tássia se gaba da condição de amazona com tão pouca idade e até convenceu uma das colegas a participar das provas. Tem cartaz entre os meninos.

– As meninas me dão força, mas não vêm me ver – lamentou.

O irmão, Tobias, 14 anos, não segue os hábitos da mana. Prefere ficar em casa com os jogos eletrônicos. É o pai quem acompanha a filha. Sérgio Sá, dono da Cabanha Inventivo, de São Leopoldo, sai com a menina em rodeios.

O estranho é que eles têm um cavalo que concorre no Freio de Ouro, o Jacarandá Judas, mas Tássia usa o Golias, da cabanha de Pedro Rauber, um vizinho da família em São Leopoldo. O próximo ginete a ser lançado é o garoto Pompilho Rauber, de 14 anos, já considerado um especialista do laço.