Governo anunciará Plano Safra do Peixe

Objetivo é fazer o Brasil deixar de ser importador para se tornar exportador do itemSerá lançado até o final desta semana pelo governo o plano safra para a área do pescado, que deverá destinar R$ 6 bilhões para estímulo à produção, capacitação e comercialização de peixes. O anúncio foi feito nesta segunda, dia 3, pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

O objetivo é que o Brasil deixe de ser importador de pescados para se tornar exportador. Segundo Crivella, nos países desenvolvidos o peixe é a carne mais consumida, enquanto que no Brasil está em último lugar.

Campanha nacional prevê incentivo ao consumo de peixe

Acompanhado pelo governador Agnelo Queiroz, o ministro participou do lançamento da Semana do Peixe em Brasília, que, em sua nona edição, divulga o slogan “Pescado: dá água na boca e faz bem para a saúde”. Até o dia 17 haverá divulgação, em supermercados de todo o país, dos benefícios que o consumo de pescado traz à saúde, além de receitas e dicas de como comprar a melhor carne.

O Distrito Federal é uma das unidades da federação onde mais se consome pescado no país, chegando a 12kg por pessoa ao ano, enquanto que a média nacional é de nove quilos no período.

A exemplo de outras edições, a campanha deste ano quer incentivar o consumo do pescado, mas traz uma mudança no público-alvo: as crianças. O objetivo é fazer com que elas comam mais peixe.

– A criança é que adquire o hábito alimentar. Se ela gostar de peixe, vai comer peixe a vida toda e com certeza vai viver mais e com mais saúde – disse Crivella.

A ideia é aumentar também a produção de pescado. Segundo o coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Distrito Federal (Fetraf-DF), Francisco de Lucena, já existem experiências de assentamentos de agricultura familiar que estão fornecendo diretamente para escolas, além da venda direta ao consumidor.

– Esse mercado do peixe abre uma oportunidade não apenas de comercializar e de consumo, mas também de divulgação para o Brasil de uma experiência que pode se disseminar em todas as grandes, médias e pequenas cidades do país – afirmou.