Não há acordo para votar Código Florestal na Câmara, diz líder do PSDB

Segundo Bruno Araújo, foi acertada uma obstrução de vários partidos, inclusive da base aliadaO líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PE), disse na tarde desta terça, dia 4, que ainda não há acordo para votar no Plenário da Câmara a MP 571/12, sobre o Código Florestal. Segundo ele, na reunião de líderes foi acertada uma obstrução  de vários partidos, inclusive da base aliada ao Executivo, para não votar a MP até ser esclarecido o novo impasse em torno da matéria (que ainda não entrou na pauta do Plenário).

Um acordo havia permitido a votação, na quarta, dia 29, da MP na comissão mista encarregada de analisá-la. Porém, o texto originário desse entendimento não foi aceito pela presidente Dilma Rousseff, que alegou não ter sido consultada sobre as negociações.

— Ou alguém fechou o acordo sem ter delegação para isso, ou os parlamentares da comissão especial foram ludibriados — disse Araújo. Segundo ele, existe consenso para votar hoje no Plenário a MP 570/12, que cria o Programa Brasil Carinhoso.

O deputado Ronaldo Caiado (GO), vice-líder do DEM, informou ter apresentado questão de ordem  ao presidente do Senado, José Sarney, para que a MP do Código Florestal retorne à comissão mista caso o governo confirme a intenção de não cumprir o acordo que permitiu a sua votação no colegiado. Caiado pretende encaminhar o mesmo pedido ao presidente da Câmara, Marco Maia.

>> Confira o site especial do Código Florestal