Cientistas do Inpe investigam emissões de queimadas na Amazônia

Ação envolve profissionais de diversos órgãos e tem como objetivo analisar efeito de gases presentes em áreas atingidasPesquisadores do Brasil e Reino Unido realizam estudo para analisar as emissões de queimadas na Amazônia Legal. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os cientistas do órgão e outras instituições sobrevoarão toda a região durante o mês de setembro, para coletar dados com instrumentos a partir de Porto Velho (RO). Os profissionais trabalham a bordo de um avião inglês, que conta com equipamentos de medidas apropriados para caracterizar plumas de queimadas recém-emitidas

A ação South American Biomass Burning Analysis (Sambba) envolve, além do Inpe, instituições científicas, como UK-Met-Office e Universidade de Manchester, além da Universidade de São Paulo (USP).

As queimadas emitem para a atmosfera uma quantidade significativa de aerossóis e gases traços. O Inpe explica que a presença dessas substâncias, entre outras coisas, altera o balanço de radiação, propriedades de microfísica de nuvens, ciclo hidrológico e a qualidade do ar das regiões afetadas. Além de medir concentrações de aerossóis e gases traços, a campanha também verificará propriedades de microfísica e radiação. A partir da caracterização e análise da ação destas substâncias, os técnicos pretendem realizar ações que vão desde a produção de artigos científicos até a melhoria dos modelos de química atmosférica utilizados no Inpe.