Carne de simental deve ter selo de qualidade até o final de 2012

ABCRSS realiza estudo inédito para estabelecer critérios de garantia de origem e produto finalAs marcas de carnes de gado simental devem passar a ter certificação até o final de 2012. A previsão é da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), que está em fase de conclusão de estudo inédito para a criação do título. A entidade pretende lançar um selo de qualidade para atestar a origem e o produto final que será fornecido ao consumidor. A intenção, segundo a ABCRSS, é fomentar a iniciativa de produtores e frigoríficos na criação de marcas de carne preserva

Um projeto piloto foi concluído na segunda quinzena de agosto com a apresentação de resultados e degustação da carne. De acordo com o presidente da associação, Alan Fraga, foram avaliadas 35 novilhas simbrasil de 20 meses com 16 arrobas e rendimento de carcaça de 52%. O produto final é testado por consumidores. Fraga afirma que a entidade está estruturada para realizar o processo de certificação e deverá agora definir os padrões para o uso da marca Simental nos projetos de produção e comercialização de carne premium. O programa das raças simental e simbrasil será de âmbito nacional.

– A experiência que fizemos deu um sinal de como a ABCRSS deve se posicionar no mercado. O objetivo é fomentar as iniciativas privadas e regionais, formando miniclusters. À associação cabe a responsabilidade de credenciar, certificar e qualificar o produto para o consumidor. E temos projeto não apenas para a carne, mas para o leite e subprodutos oriundos de animais simental – diz.