Resolução estabelece vazio sanitário para produção de algodão em MS

Medida prevê controle e combate à praga Bicudo Algodeiro no EstadoUma resolução publicada na última quarta, dia 5, no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul estabelece período de vazio sanitário para a cultura de algodão para 12 municípios produtores em Mato Grosso do Sul. A medida, definida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), prevê o controle e o combate da praga chamada de Bicudo Algodeiro.

O vazio sanitário vegetal vai de 1º de outubro a 30 de novembro nos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. A resolução leva em conta que a destruição de restos culturais ou materiais inaproveitáveis de algodoeiro só é efetiva, no Estado, caso haja período de 60 dias entre a destruição dos restos culturais e o estabelecimento do início de plantio da safra seguinte. Outro agravante para a determinação é que Chapadão do Sul e Costa Rica são vizinhos contínuos de Chapadão do Céu (GO), onde o período de vazio vai até 30 de novembro.

A área de algodão em Mato Grosso do Sul é de 62 mil hectares e a produção estimada em 241,8 mil toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos à safra 2011/2012.