Produtores lançam campanha para incentivar consumo de carne suína no Brasil

Movimento será realizado em 2013 e pretende atingir supermercados de todo o paísO lançamento oficial da Semana Nacional da Carne Suína contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. O evento ocorreu nesta quarta, dia 12, em Brasília. A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio institucional do Mapa e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A campanha será realizada em 2013 e pretende atingir supermercados de todo o país.

Segundo Mendes Ribeiro, com o engajamento da indústria e dos supermercados nessa campanha de incentivo ao consumo da carne suína, será possível alavancar as vendas e movimentar o mercado.

— É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura — afirmou.

O objetivo é organizar a cadeia produtiva em torno do projeto e garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo.

Durante o lançamento, também foi assinado o protocolo de Intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo de carne suína para reforçar as ações de apoio ao setor.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a Semana Nacional da Carne Suína é uma conquista para o nosso setor, uma iniciativa que poderá trazer resultados representativos para o consumo do produto.

— O trabalho da ABCS é treinar e sensibilizar os mercados, aprimorando a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitando profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis. Queremos deixar as pessoas bem preparadas para o início da campanha. Nossa meta e alcançar o consumo médio de 18 kg per capita (hoje estimado em 15,1 kg) até o final de 2015  — disse.

— Se você consegue trabalhar com 20, 25 cortes de carne suína já é importante. O próprio consumidor tem essa percepção. E nós consumidores temos essa percepção não só nos pontos de venda, mas também em pontos de comida pronta — afirma o presidente da Abras, Sossumu Honda.