Segundo Mendes Ribeiro, com o engajamento da indústria e dos supermercados nessa campanha de incentivo ao consumo da carne suína, será possível alavancar as vendas e movimentar o mercado.
— É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura — afirmou.
O objetivo é organizar a cadeia produtiva em torno do projeto e garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo.
Durante o lançamento, também foi assinado o protocolo de Intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo de carne suína para reforçar as ações de apoio ao setor.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a Semana Nacional da Carne Suína é uma conquista para o nosso setor, uma iniciativa que poderá trazer resultados representativos para o consumo do produto.
— O trabalho da ABCS é treinar e sensibilizar os mercados, aprimorando a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitando profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis. Queremos deixar as pessoas bem preparadas para o início da campanha. Nossa meta e alcançar o consumo médio de 18 kg per capita (hoje estimado em 15,1 kg) até o final de 2015 — disse.
— Se você consegue trabalhar com 20, 25 cortes de carne suína já é importante. O próprio consumidor tem essa percepção. E nós consumidores temos essa percepção não só nos pontos de venda, mas também em pontos de comida pronta — afirma o presidente da Abras, Sossumu Honda.