Reservas de água garantem plantio de apenas 58,73% da área de arroz no RS

Entidade representativa dos arrozeiros divulgou levantamento nesta sextaA Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) divulgou nesta sexta, dia 14, que os níveis de rios e barragens permitem o plantio de apenas 58,73% do total dos 846,9 mil hectares semeados por produtores em 2010/2011 (safra sem restrição hídrica). A área corresponde ao total destinado à cultura nos 30 municípios ouvidos na amostragem.

>> Leia mais sobre arroz

O déficit hídrico é de 41,27%, o equivalente a 349,6 mil hectares, ante 366,6 mil/ha apontados no levantamento anterior, divulgado no começo de agosto. Por meio de nota, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, afirmou que a situação continua preocupante.

– Sem água, a cultura do arroz é inviabilizada. Tivemos uma chuva razoável esta semana, mas considerando que estamos há quase dois anos com deficiência hídrica, é preciso chover muito para recompor os mananciais ao nível necessário para uma safra cheia – avalia.

Os municípios com menor capacidade de plantio, no momento, por alto déficit hídrico, são Dom Pedrito, Bagé, São Gabriel, Cacequi e Rosário do Sul, na Campanha, e Formigueiro, Restinga Seca e São Sepé, na Depressão Central, com percentuais entre 20% e 30% de capacidade de irrigação das lavouras. As condições de plantio são positivas em Viamão, Nova Santa Rita, Capivari, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e Tapes, que repetirão integralmente as suas áreas, com suporte de suas barragens, rios e lagoas.

Agência Estado