Frigoríficos de aves e suínos terão desoneração da folha de pagamentos, diz Ministério da Fazenda

Lista de setores beneficiados foi divulgada na semana passadaO secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, explicou que os frigoríficos que fazem o processamento de aves e suínos entrarão na lista dos setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos.

Segundo ele, o governo vetou a desoneração da folha para os frigoríficos no projeto de conversão da Medida Provisória (MP) 563, publicada nesta terça, dia 18, no Diário Oficial da União, porque os criadores de aves e suínos (animais vivos) pediram ao governo para ficarem de fora da desoneração. Oliveira explicou que o governo não teria como separar o veto aos criadores de aves e suínos daquele dos frigoríficos (processadores).

— Não poderíamos vetar parcialmente. Por isso, a opção foi fazer o veto — explicou.

O secretário adjunto informou, no entanto, que a desoneração da folha para os frigoríficos será incluída na Medida Provisória (MP) que o governo vai enviar ao Congresso Nacional ampliando a lista dos setores beneficiados pela mudança tributária. Oliveira não informou quando a MP será encaminhada aos parlamentares.

A lista dos novos setores beneficiados pela desoneração da folha foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na semana passada. Ela incluía o setor de aves e suínos e mereceu destaque do ministro, que afirmou que a desoneração ajudaria a compensar em parte o aumento de custos de insumos que o setor está tendo por conta de fatores climáticos.