Produção de frangos será menor neste ano, diz Francisco Turra

Presidente da União Brasileira de Avicultura disse que dificuldade do setor será manter empregosFalta milho para a ração e crédito para os produtores, afirmou o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, durante palestra no evento Tá na Mesa, nesta quarta, na Federasul, em Porto Alegre (RS). O setor avícola, que nunca parou de crescer, já apresenta problemas com a estiagem e a previsão é de queda na produção.

Segundo ele, o grande problema do Rio Grande do Sul será manter os empregos, especialmente dos micro e pequenos produtores porque falta ração para alimentar os animais. Turra fez uma análise dos impactos mundiais causados pela estiagem, que está determinando que as exportações brasileiras de milho, para os Estados Unidos, sejam cada vez maiores.

– E não podemos aconselhar a redução das vendas externas já que defendemos a abertura de mercados para nosso frango – explicou. 

O frango brasileiro é vendido para 150 países graças a sua qualidade sanitária.

– Nosso grande problema veio com a estiagem, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, que está provocando quebra na safra de milho, que representa 65% da composição da ração (o restante é soja) – disse Turra.

Segundo ele, o setor está preocupado com a manutenção dos empregos – são 500 mil empregos diretos na cadeia avícola. Ele disse que o segmento precisa de milho da região Centro-Oeste e de crédito. Uma das saídas sugeridas por Turra é que o Rio Grande do Sul utilize parte da área de plantio de arroz, que sempre tem produção superior ao consumo, para plantar mais milho.

>>Veja a matéria original em Zero Hora